Serviços de rede plug&play com Avahi

Já imaginou se o seu programa de mensagens instantâneas fosse capaz de informar você sobre os usuários da sua rede que possuem contas em serviços de mensagens instantâneas e oferecesse uma lista com o nome de todos para que você possa escolher quem deseja adicionar? E já imaginou se ao disponibilizar um stream de vídeo na sua rede as pessoas fossem avisadas sobre a sua realização automáticamente, bastando clicar no aviso para começar a assistir? E se o software que você usa para ouvir músicas informasse você sobre todas as pessoas que possuem músicas compartilhadas na rede e montasse as listas de reprodução automáticamente?

Pois é isso que a biblioteca Avahi torna possível e com a sua adoção dezenas de softwares livres como o GAIM, Rythmbox, VLC media player, entre outros estão passando a oferecer uma experiência de interação em grupo para redes locais muito mais rica do que a que temos hoje.

Um software que faz uso da mesma tecnologia já está disponível para o MacOSX há algum tempo, trata-se do Bonjour, mas o que os dois sistemas operacionais compartilham é na verdade é uma tecnologia denominada Zeroconf.

Vale a pena ficar antenado nesse tipo de tecnologia, certamente os dispositivos conectados (móveis ou não) estão ficando cada vez mais inteligentes e já não estamos tão distantes de uma realidade onde nossa TV irá conversar com a geladeira e nos avisar quando a temperatura da cerveja estiver no ponto e coisas assim.

Mais uma vez a tecnologia evolui para tornar a vida mais simples 😀


2 Comments

  1. Bremm disse:

    Boizé, caro Mignoli… Eu sempre fui aberto a estas novas tendências, mas sempre fico com um pé com relação a segurança. Até que porto o Avahi não pode me pegar com um grande tubo e dar-em um caldo?

    Mesmo assim é interessante, pois do meu ponto de vista é uma mão na roda para sistemas de ensino à distância.

    [s]

  2. Marcelo R. Minholi disse:

    Na verdade não chega a tanto, se for pensar bem é só um serviço de varredura de rede local, envolve DNS distribuído e outras coisas interessantes, mas o caso é que essa varredura reflete diretamente nas aplicações compatíveis com Avahi.


Deixe uma resposta