Fotos e vídeos do acidente da TAM

É impressionante como o conteúdo criado pelos usuários (user generated content) está se tornando cada vez mais importante na cobertura jornalística de fatos marcantes na atualidade. Em poucos minutos é possível encontrar dezenas de fotos e vídeos. Mesmo os telejornais agora exibem vídeos obtidos nessas mesmas fontes, apenas canalizando a visão real de alguém que estava presente no momento em que ocorreu o acidente.

Algumas pessoas podem dizer que isso não é novidade, afinal de contas já ocorreu no 11 de setembro, além do que é comum imagens amadoras serem utilizadas vez por outra não só na televisão mas também em jornais e revistas, o que acabou originando inclusive a figura dos paparazzi.

Mas e agora? Como chamariamos essas pessoas que disponibilizam imagens através da Internet sem qualquer remuneração? Paparazzi digitais?

Hoje é a disponibilização de fotos e vídeos gravados, amanhã quem sabe. Com o aumento da disponibilidade de banda e a onipresença de equipamentos digitais com câmeras é bem possível que as pessoas passem a fazer coberturas ao vivo desse e de outros tipos de evento.


No Comments


Deixe uma resposta