Relato: Empacotamento de software no Debian GNU/Linux – Latinoware 2007

Mesmo não tendo ficado até o final, pois não havia conseguido fazer a inscrição para o mini-curso (que só contava com 20 vagas, assim como os outros) eu passei algum tempo no fundo da sala assistindo o andamento do mesmo.

Nesse mini-curso o Prof. Eriberto (grande palestrante por sinal) abordou as técnicas necessárias ao empacotamento de softwares para a distribuição GNU/Linux Debian (o que também serve para outras distribuições baseadas no formato de pacotes DEB). Inicialmente ele falou sobre como os pacotes são aceitos e disponibilizados nos repositórios do Debian, também falou sobre como as pessoas podem contribuir para correção de bugs em pacotes Debian e como adotar pacotes órfãos.

Em seguida ele demonstrou como criar a “Jaula” (Jail) onde é instalada uma cópia mínima do Debian em uma pasta de trabalho que posteriormente é utilizada para instalação do software que será empacotado usando CHROOT a partir dos fontes. Frisou a importância de criar Jails limpos para instalação dos softwares afim de eliminar possíveis problemas com dependências (que são outros softwares que por ventura sejam requeridos pelo software que se deseja empacotar), entre outras coisas.

Como não fiquei até o final espero que aqueles que puderam ficar até o final complementem o relato com mais informações e links para materiais de referência.


No Comments


Deixe uma resposta