Relato: Mini-curso – Ruby On Rails – Latinoware 2007

O mini curso que estava previsto para ter início às 15:00 e término às 20:00 do dia 13 teve uma duração bem menor do que a prevista onde foram abordados os principais aspectos do framework para desenvolvimento de aplicações Web Ruby On Rails. Inicialmente o ministrante fez uma demonstração de especificidades da linguagem Ruby, que é muito parecida com Python e demonstrações de como tudo na linguagem é composto por objetos que possuem métodos, inclusive os tipos primitivos de dados, o que é muito bom, pois associado ao fato de se tratar de uma linguagem dinâmica, ela é fortemente tipada e conta com tipagem dinâmica de dados. Essas características fazem do Ruby uma linguagem simples, poderosa e fácil, que pode ser utilizada para construir softwares complexos sem que o programador tenha tanto trabalho quanto teria se estivesse usando linguagens mais rudimentares como o Java, C ou Pascal, além de não exigir recompilações e todas as outras vantagens que são inerentes a linguagens dinâmicas como o Python, Perl e outras.

Ao iniciar a demonstração do framework própriamente dito, no caso o Ruby On Rails, ele demonstrou de maneira rápida as características prinicipais do framework e explicou como a filosofia de “Convention over Configuration” contribui para a criação de aplicações simples e eficazes.

O Ruby on Rails parte da premissa que um desenvolvedor cria seus softwares partindo do topo para a base, sendo que a definição da base de dados gera automáticamente as classes do sistema de forma dinâmica, sem geração de código, aumentando muito a produtividade do desenvolvedor. Infelizmente não foi possível desenvolver a aplicação de exemplo que havia sido proposta inicialmente, o que prejudicou o conteúdo do mini-curso, que acabou se transformando numa palestra um pouco mais aprofundada.

De qualquer forma, existem muitos materiais sobre Ruby on Rails e eu procurei listar alguns aqui para quem tiver interesse.

Site Oficial: http://www.rubyonrails.org/

Ruby On Rails Brasil: http://www.rubyonrails.com.br


No Comments


Deixe uma resposta