Debian no Desktop/Laptop: É possível? – Parte IIc

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com a renderização de fontes do Debian inicialmente, mas logo percebi que isso poderia ser melhorado rapidamente. O mesmo ocorreu com aplicações baseadas no Toolkit QT3 e QT4, como o VirtualBox, o player Lastfm, o Skype e o painel de controle da placa de vídeo ATI (Catalyst).

Nesta parte do artigo eu vou explicar como melhorar a qualidade das fontes do Debian e fazer com que aplicações QT fiquem com um look-and-feel mais próximos do GTK e do Gnome.

A primeira coisa a se fazer, independentemente das fontes que você escolheu instalar, é configurar a renderização de fontes para que fontes Bitmap não sejam usadas. Ao fazer isso você evitará que fontes fiquem serrilhadas, o que acontece principalmente em páginas da Internet e documentos do BrOffice/OpenOffice.org.

O processo é bem simples, bastando usar o “Terminal como Root” e executar o comando dpkg-reconfigure fontconfig-config. Isso irá fazer com que seja carregado um assistente de configuração, onde devem ser selecionadas as opções “Nativo”, “Automático” e “Não”, conforme pode ser visto nos screenshots abaixo:




O segundo passo é reconstruir o cache de fontes do X, o que pode ser feito usando o comando dpkg-reconfigure fontconfig. Depois disso é necessário reiniciar o servidor X, o que pode ser feito fechando todas as aplicações e usando a combinação de teclas Ctrl+Alt+Backspace. Ao fazer novamente o login e acessar o Gnome será possível notar de imediato que as fontes de páginas da Internet e documentos que antes eram apresentadas com serrilhados, deixando-as praticamente ilegíveis, agora serão apresentadas corretamente.

Obs.: Um outro detalhe válido para quem usa monitores LCD ou Laptop é habilitar a Suavização de Subpixel no menu “Sistema > Preferências > Fontes” (ou em “Sistema > Aparência” caso esteja usando Gnome 2.20.x).

Quanto às aplicações desenvolvidas em QT3 e QT4, é preciso instalar 2 utilitários de configuração (um para cada versão do Toolkit) usando o comando apt-get install qt3-qtconfig qt4-qtconfig. Isso irá instalar os 2 utilitários de configuração e serão criados 2 atalhos para eles no menu “Sistema > Preferências”.

Caso esteja usando fontes em tamanho 10 (padrão do gnome), procure informar o mesmo tamanho de fonte na configuração de cada um dos toolkits, e selecione um conjunto de widgets bem parecido com o do Gnome. No meu caso eu selecionei “windows” para o QT3 e “clearlooks” para o QT4.

Obs.: Uma outra alternativa para configurar aplicações em QT é instalar o pacote kcontrol com o comando apt-get install kcontrol, mas isso acarretará a instalação de ícones indesejados no menu de aplicações (apesar do resultado ficar até melhor do que usando o qtconfig).

É isso aí! Na próxima parte do artigo eu vou explicar como instalar aplicações adicionais, in clusive algumas que não estão nos repositórios.

Até a próxima!


2 Comments

  1. Anonymous disse:

    Encontrei tua dica e realmente é muito boa!

    As fontes ficam mais nítidas e o visual bem melhor.

    Muito Obrigado!

    Valeu mesmo!!!

    Marcelo Heleodoro

  2. Para instalar o tema plastik no qt, sem nada do KDE, instale o pacote “polymer”. Depois selecione polymer no qtconfig-qt3.


Deixe uma resposta